miércoles, 31 de marzo de 2010

Un Guión / Um Roteiro

Español

El arte de hacer cosas con palabras es obra de unos pocos que son capaces de plasmar en papel personas, gestos, caracteres, conflictos, perfiles psicológicos.

Esta es la labor de nuestros maestros de la performatividad al escribir un guión, en nuestro caso de un cortometraje. Se trata de ser capaces de crear un mundo muchas veces imaginario, otras veces basado en la realidad del día a día pero con situaciones imaginarias y otras veces de transformar situaciones reales en un lenguaje capaz de ser inteligible en la gran pantalla.

Los guiones son especies de puzzle que se montan en base a los conocimientos de comunicación, psicología, filosofía, sociología y un poco de “mundo de la vida” de sus guionistas.

Todo ello, buscando encontrar una forma de hacer factible la apreciación a través de la imagen, el sonido y la iluminación que serán aplicadas a la hora de la realización del trabajo cinematográfico.


Português

O trabalho artístico de fazer coisas com palavras é obra somente de poucos que são capazes de plasmar em papel pessoas, gestos, caracteres, conflitos, perfis psicológicos.

Este é o trabalho que compete a nossos mestres da performatividade ao escrever um roteiro, em nosso caso de um curtametragem. Trata-se de serem capazes de criar um mundo muitas vezes imaginário, outras vezes com olhos a realidade do dia-a-dia mas, com situações imaginarias e, outras vezes, de transformar situações reais em uma linguagem capaz de ser inteligível nos telões.

Os roteiros são espécies de quebra-cabeças que se montam em função dos conhecimentos de comunicação, psicologia, filosofia, sociologia e um pouco de “mundo da vida” de seus roteiristas.

Tudo isso, buscando encontrar formas de tornar factível a apreciação através da imagem, o som e a iluminação que serão aplicadas no momento da realização do trabalho cinematográfico.

1 comentario:

  1. Fala Néia, tudo bueno contigo guria, aqui quem fala é o Dawid lembra de eu, na tua casa ano passado eu fazia as vezes de companheiro da Aline Hadler. Ela comentou sobre vc hj pela manhã e tal, lembra q te falei que tinha um árdua Eldorado a desbravar aki no cú do mundo, mas to aki abrindo o mato a roçamato. Bem entra em contato, qdo vc tiver tempo meu msn stilomedia@hotmail.com, kero falar sobre possibilidades de trabalho de projeto s multimídia ou seja parceria a minha empresa contigo aí na Zooropa.

    Valeu te cuida, Dawid o escolhido da Aline loka.

    ResponderEliminar